Programa de Aquisição de Alimentos garante o escoamento da produção
Pequenos produtores de várias localidades rurais de Ilhéus, incluindo agricultores, pescadores e marisqueiras, participaram na última sexta-feira (26) do II Encontro Municipal do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Realizado no auditório da Ceplac, no centro da cidade, o evento integrou a programação comemorativa pelos 481 anos de história de Ilhéus. Além de disponibilizar uma série de instruções sobre o PAA, trabalho desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com os governos estaduais e municipais, o encontro também possibilitou uma grande confraternização entre os novos e antigos participantes do programa.
Em Ilhéus, os recursos do Programa de Aquisição de Alimentos saltaram de 225 mil reais em 2014 para quase 1,4 milhão de reais previstos para este ano, o que propiciará um aumento de 62 para 320 agricultores, pescadores e marisqueiras beneficiados. Na outra ponta, por meio de entidades e instituições sociais, o PAA favorece 11.272 pessoas com a doação de alimentos.
Através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a produção da agricultura familiar, pescadores e marisqueiras é adquirida a preços justos e, na sequência, repassada para cerca de 50 entidades e instituições que atendem pessoas em situação de risco social e insegurança alimentar. Os alimentos adquiridos pelo PAA, que incluem frutas, verduras, legumes, polpas, peixes e mariscos, beneficiam, semanalmente, creches, igrejas, abrigos, centros de recuperação e diversos outros tipos de instituições socioassistenciais.
Melhorando Vidas - Segundo o prefeito Jabes Ribeiro, além de viabilizar um importante canal de escoamento de produtos, gerando renda para centenas de famílias, o PAA também representa um instrumento fundamental para melhorar a realidade alimentar de milhares de pessoas. “As ideias, projetos e programas bons precisam ser elogiados e, sobretudo, valorizados. O PAA é uma excelente iniciativa do governo federal que vem mudando a vida muita gente”, afirmou.
Por sua vez, o secretário de Agricultura e Pesca (Seap), Sebastião Vivas, declarou que o Programa de Aquisição de Alimentos não se preocupa apenas em fomentar a produção e distribuir os alimentos para entidades assistenciais, mas, também, em apoiar e dar assistência técnica. Na oportunidade, o titular da Seap destacou o apoio dos parceiros institucionais e ressaltou que o PAA está melhorando de forma significativa o dia-a-dia dos pequenos produtores.
A representante dos pequenos produtores, Rita Maria dos Santos, que atua em Maria Jape, enfatizou que muitos agricultores não queriam nem plantar mais. “As pessoas estavam desanimadas. Com o PAA, tudo mudou. Hoje eles sabem que terão para quem vender seus produtos. Inclusive a preços melhores do que os praticados nas feiras livres”, acrescentou, salientando que os pagamentos acontecem de forma regular.
Já o representante das entidades assistenciais, Overland Rodrigues, que é presidente da Associação Ilheense de Assistência a Menores (AIAM), reiterou que o PAA vem melhorando a vida das pessoas. “Por conta disso, desejo que este programa prossiga crescendo e ajudando cada vez mais todos aqueles que se encontram em situação de risco social e alimentar”, disse Rodrigues.
Parceiros - Em Ilhéus, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) conta com o apoio institucional da Bahia Pesca, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia), EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), Uesc, sindicatos rurais, Biofábrica de Cacau, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.